5 banhos de assento para candidíase

Os banhos de assento são uma opção complementar ao tratamento médico para aliviar os sintomas da candidíase, uma infecção causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida, principalmente na região genital. Além de reduzir a acidez local, esses banhos podem ter ação antifúngica e anti-inflamatória, proporcionando alívio da irritação, coceira, vermelhidão, inchaço e corrimento.

Existem diferentes tipos de banhos de assento que podem ser utilizados para combater a candidíase:

1. Bicarbonato de sódio: O banho de assento com bicarbonato de sódio ajuda a alcalinizar o pH vaginal, dificultando o crescimento do fungo Candida albicans. Para prepará-lo, misture 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio em 1 litro de água morna fervida. Realize o banho de assento duas vezes ao dia, por cerca de 15 a 20 minutos.

2. Vinagre de maçã: O vinagre de maçã, por ser ácido, auxilia na eliminação do fungo Candida albicans, aliviando os sintomas da candidíase. Prepare o banho de assento fervendo 2 litros de água e adicionando ½ xícara de vinagre de maçã. Após o resfriamento, faça o banho de assento por 20 minutos e enxágue em seguida. É importante diluir o vinagre de maçã antes de usá-lo na pele, a fim de evitar irritações. Este banho de assento não é recomendado para mulheres grávidas.

3. Água oxigenada: O banho de assento com água oxigenada ajuda a reduzir os sintomas de corrimento e coceira, além de facilitar o tratamento da candidíase, inibindo a multiplicação do fungo Candida. Para prepará-lo, adicione 3 colheres de sopa de água oxigenada 10 volumes em 750 mL de água fervente. Após o resfriamento, faça o banho de assento em uma bacia ou banheira. Outra opção é enxaguar a região externa da vagina uma vez ao dia, por no máximo uma semana. Não aplique dentro do canal vaginal.

4. Chá de camomila: O chá de camomila possui propriedades antifúngicas devido a substâncias como flavonoides e alfa-bisabolol, que ajudam a eliminar o Candida albicans e aliviar os sintomas da candidíase, como coceira, inchaço, irritação, dor e desconforto. Para preparar o banho de assento, ferva 1 litro de água com 3 colheres de sopa de camomila seca. Coe a infusão, espere esfriar e faça o banho de assento por pelo menos 5 minutos, pelo menos uma vez ao dia.

5. Tomilho e alecrim: O banho de assento com tomilho e alecrim contém substâncias antifúngicas, como timol, carvacrol e cânfora, que atuam inibindo a multiplicação dos fungos, especialmente o Candida albicans. Para prepará-lo, ferva 700 mL de água com 2 colheres de chá de tomilho seco e 2 colheres de chá de alecrim seco por 20 minutos. Coe a infusão, espere esfriar e faça o banho de assento em uma bacia ou banheira. Outra opção é enxaguar a região íntima duas vezes ao dia, até que os sintomas melhorem. Não aplique dentro do canal vaginal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *