Manchas escuras no corpo podem ser sinal de que tem algo grave acontecendo com você, conheça 3 das principais causas

É provável que em algum momento da sua vida você tenha notado manchas roxas na sua pele. Estas são ocasionadas por um derramamento de sangue na área, resultante de uma ruptura dos vasos sanguíneos. As causas principais incluem a fragilidade dos próprios vasos, impactos físicos ou uma modificação no sangue.

Estas manchas, geralmente, surgem e desaparecem sem a necessidade de intervenção específica ou sem ocasionar sintomas notáveis. A seguir, são listadas as três principais razões para a ocorrência de manchas roxas no corpo, além dos já conhecidos traumas físicos:

Fragilidade Capilar: Esse fenômeno acontece quando os minúsculos vasos sanguíneos, responsáveis pela circulação sanguínea, estão excessivamente fragilizados e se rompem. Os elementos que podem desencadear essa situação incluem: envelhecimento, alergias, hereditariedade, estresse, ansiedade, tristeza e deficiência de vitamina C.

Tratamento: Geralmente, as manchas desaparecem por conta própria, mas, se quiser acelerar o processo, é recomendável usar um creme para hematomas ou tomar um copo de suco de laranja, rico em vitamina C.

Doenças que causam alterações na coagulação sanguínea: Existem várias doenças que levam à diminuição das plaquetas no organismo ou que alteram suas funções. Como consequência, as manchas roxas podem aparecer. Doenças como dengue, zika, deficiências de minerais e vitaminas, doenças autoimunes, doenças hepáticas, doenças genéticas e doenças da medula óssea tendem a provocar o surgimento destas manchas.

Tratamento: Nestes casos, é imprescindível procurar orientação médica para obter informações mais precisas. Normalmente, o tratamento é realizado com medicamentos.

Uso de medicamentos: Certos medicamentos podem alterar o funcionamento normal do sangue.

Tratamento: É importante consultar um profissional de saúde para avaliar a possibilidade de substituição ou suspensão do medicamento. Além disso, deve-se evitar o máximo possível sofrer impactos físicos durante o uso do medicamento, para prevenir o risco de hemorragias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *