Conheça a planta que pode substituir a carne, chamada de “bife-de-pobre”

Vamos falar sobre uma planta muito especial, conhecida como “bife de pobre” e altamente indicada para dietas veganas e vegetarianas. Seu nome científico é Pereskia aculeata, mas é mais conhecida como ora-pro-nóbis, que significa “rogai por nós” em latim. A origem do nome está associada a uma história curiosa, na qual as pessoas pegavam a planta enquanto um padre rezava o ora-pro-nóbis no quintal.

O ora-pro-nóbis é uma planta abundante em proteína vegetal, sendo um alimento econômico e nutritivo amplamente encontrado na região Sudeste do Brasil. A cada cem gramas de ora-pro-nóbis, tem-se cerca de vinte gramas de proteína.

Na culinária, as folhas dessa planta podem ser utilizadas de maneira semelhante ao orégano. Após secas e moídas, podem ser usadas para temperar tortas, refogados, sopas e omeletes. Além disso, podem ser consumidas cruas em saladas, adicionadas para enriquecer massas, farinhas e pães. Na agricultura e pecuária, o ora-pro-nóbis tem sido utilizado na alimentação animal, misturado às rações, o que reduz os custos alimentares.

No campo da medicina, os benefícios do ora-pro-nóbis são inúmeros. Por ser uma planta rica em ferro, é indicada para o tratamento de anemias. Devido ao seu alto teor de fibras, contribui para o bom funcionamento do intestino e proporciona maior sensação de saciedade.

A ora-pro-nóbis é uma fonte de vitamina A e ferro, combatendo os radicais livres, a anemia e fortalecendo o sistema imunológico. Em forma de chá, demonstra eficácia no tratamento de inflamações, queimaduras, problemas de pele, cistite e úlceras.

Um estudo realizado na Universidade Federal de Lavras constatou que essa planta auxilia no controle e redução dos níveis de colesterol ruim, além de contribuir na prevenção de doenças como diabetes, hemorroidas, furúnculos, sífilis, tumores intestinais, varizes e câncer de cólon.

Na culinária, as folhas e os caules do ora-pro-nóbis são os mais utilizados. Eles podem ser incorporados em pães, tortas, feijão, arroz refogado, sopa e saladas. Essa planta combina com uma variedade de pratos e pode ser explorada de diferentes formas na cozinha. O ora-pro-nóbis adapta-se bem tanto à sombra quanto ao sol e deve ser cultivado em solo fértil e rico em matéria orgânica. Sua propagação ocorre por meio de estacas. Assim que a planta criar raízes, pode ser transplantada para outro local de preferência.

Atualmente, é possível encontrar mudas de ora-pro-nóbis para compra pela internet. Basta realizar uma pesquisa e encontrar fornecedores confiáveis. Vale a pena explorar os benefícios e as possibilidades culinárias dessa planta incrível em sua dieta vegetariana ou vegana.

No entanto, é sempre importante ressaltar que, antes de fazer qualquer alteração significativa em sua dieta ou iniciar o uso de plantas medicinais, é recomendado consultar um médico especialista ou nutricionista para obter orientações personalizadas e adequadas ao seu caso específico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *